Ilhabela é a primeira cidade do Brasil a ter aulas da Dança Materna pelo SUS
top of page

Ilhabela é a primeira cidade do Brasil a ter aulas da Dança Materna pelo SUS


Tatiana Tardioli, criadora da Dança Materna começou a dar aulas semanalmente às gestantes e mães usuárias do Sistema Público de Saúde de Ilhabela- SP.




Levar a Dança Materna para cada vez mais gestantes, mães e bebês sempre foi um sonho e um objetivo a ser alcançado. Morando na Ilhabela há mais de dois anos, Tatiana Tardioli juntamente com as professoras de Yoga Cielo Costa e Fabi Sárika, criaram o Minha Mãe e Eu. Um projeto de atenção pré-natal e pós parto imediato, que contempla as necessidades de cuidado físico, emocional e mental das gestantes, mães e seus bebês.



"Gestação, parto e pós-parto imediato são fases delicadas das vidas das mulheres e bebês. O começo dessas vidas precisa ser acompanhado de forma afetuosa, e percebemos que a oferta de atividades como a Yoga e a Dança Materna são excelentes formas de o poder público investir nesse cuidado", explica Tatiana.


O município de Ilhabela, através do Programa de Saúde da Família, coordenado por Márcio Nakasone, da Coordenadoria da Saúde da Mulher, representada por Márcia Feio, acolheu o programa Minha Mãe e Eu no pleno entendimento da responsabilidade dos municípios com a saúde integral das gestantes. O impacto positivo no desenvolvimento dos bebês e na construção de vínculos sadios com suas mães é sem dúvida um ganho para a sociedade do presente e do futuro.


"Estou imensamente feliz que Ilhabela seja o primeiro município a promover esta realidade. Espero que muitos outros municípios se inspirem nos bons resultados que estamos colhendo aqui. A Dança Materna está em todas as partes do Brasil. Nossas professoras são preparadas para o atendimento às gestantes mães e bebês, através da dança e de forma integral. Desejamos ampliar nosso alcance para que toda grávida e mãe tenha oportunidade de passar por essa experiência de vínculo, poesia e amor." - completa Tatiana.


As mães da Ilhabela também festejam com Tatiana. Além das aulas da Dança Materna, o programa Minha Mãe e Eu oferece aulas de Yoga, sempre em pontos estratégicos da cidade para todas as gestantes e mães com bebês que possam se interessar.



"A aula nos proporcionou um momento único, mágico, só nosso! O bem estar de poder fazer algo tão prazeroso com a minha bebê foi magnífico. Que bom poder contar com um projeto tão maravilhoso gratuitamente na rede pública. Faz toda diferença!" festeja Aline Favero mãe da Anna Júlia, que fez sua primeira aula, com 40 dias de vida!


Veja aqui os locais e horários da Dança Materna no #MinhaMãeeEu :


Dança Materna para Gestantes:


Terças-feiras às 9:00 no Salão da Igreja São João, no Perequê.

Quartas-Feiras às 16:30 na Academia da Saúde, na Vila.

Quintas-Feiras às 12:00 no Centro Cultural da Praia Grande


Quem pode participar

Gestantes que já se exercitavam antes de engravidar podem começar a qualquer momento. Gestantes que não faziam atividade física, a partir de 8 semanas.


Dança Materna para Mães e Bebês de Colo e Engatinhantes


Quartas-Feiras às 14:30 na Academia da Saúde, na Vila.

Quintas-Feiras às 10:30 no Centro Cultural da Praia Grande.

Quintas-Feiras às 15:00 no Salão da Igreja São João, no Perequê.


Quem pode participar:

Mães com bebês a partir de 1 mês, se parto normal e 1 mês e meio se cesariana, até 1 ano e 3 meses.

INFORMAÇÕES (11) 98586-6094 PROFESSORA TATIANA TARDIOLI

Em breve, novos horários serão anunciados também na Barra Velha.

bottom of page