top of page
TATIANA TARDIOLI
Bailarina, especialista em bebês, pós-graduada em "Crianças de Zero a Três", pelo Instituto Singularidades. Desde 2006 aprofunda-se nos estudos do corpo e do desenvolvimento dos bebês também pelas abordagens da Coordenação Motora, GDS e mais recentemente da abordagem Pikler. Estudou com Denise de Castro, André Trindade, Patrícia Gimmael e outros.
Estudou "Bases fisiológicas e exercícios na gravidez e respostas fetais ao exercício materno" e "Exercícios no pós-parto e na gestação de risco", com a Profa. Dra. Valéria Santos de Almeida, criadora do Método Gerar. Graduou-se em Geografia pela Universidade de São Paulo, onde começou a se interessar pelos estudos de gênero, mais especificamente pelo feminino, questão que permeia seus trabalhos em dança até hoje.
Criou em 2008 a Dança Materna, que é um projeto pioneiro no Brasil, de atenção integral dedicado às mães e aos bebês, desde a gestação até os três anos de vida, que prevê também o trabalho com casais, antes e depois da chegada de seus bebês. Focado na primeira infância, proporciona amplos cuidados, sob os aspectos físicos, emocionais, relativos ao vínculo, ao desenvolvimento e à interação.
O trabalho com gestantes tem ainda um enfoque na preparação para o parto e o pós-parto.
As práticas com bebês promovem a sociabilidade entre mulheres e experiências que as apoiam na compreensão das necessidades do bebê em cada momento de seu desenvolvimento, até os três anos de vida. Coordena a rede de mais de quarenta professoras formadas nos métodos de trabalho criados por ela, que atuam em todas as regiões do Brasil e em Mendoza, na Argentina.
Tem apresentado trabalhos e realizado palestras sobre a Dança Materna e sobre desenvolvimento e necessidades dos bebês, em eventos científicos como Encontro Internacional da ABEBE, SiaParto e outros.
Anteriormente dirigiu e dançou na Cia Rodagira, com a qual esteve no Festival Printemps des Commediens em Montpellier, França e foi bailarina, coreógrafa e preparadora corporal da Cia de Artes do Baque Bolado.
Em 2010 concebeu, criou e estreou PARTO, solo de Dança Contemporânea para o qual teve a contribuição de várias mulheres que gravaram depoimentos sobre a experiência de parir, que aparecem entremeados à trilha sonora do espetáculo.
Às vésperas da chegada de seu 3o bebê, Tati, fala sobre cuidar-se na gravidez, conexão com o bebê e a importância de viver a gestação pelo presente e pelo que vem depois
contato tardioli
DANÇA MATERNA COM TATIANA TARDIOLI - ILHABELA, SÃO PAULO e Outras CIDADES
Para Gestantes na Água
Aulas Especiais em horários a combinar. Informe-se!
Para Mães e Bebês na Água
Aulas Especiais em horários a combinar. Informe-se!
Cursos sobre Gravidez, Parto e Bebês
Encontro Internacional da Abebê: Permanência e Continuidade na Atenção e nos Cuidados com os Bebês. Apresentou trabalho sobre a Dança Materna e participou dos seguintes cursos: A unidade indissociável da motricidade livre e de uma relação estruturante criança-adulto, no pensamento e na prática de Emmi Pikler. Myrtha Chokler e Agnès Szanto. Encontro Internacional ABEBÊ - PUC - Rio de Janeiro 2015.
-
A convergência epistemológica. A observação e a análise como pontos de partida na abordagem de Emmi Pikler.
-
Myrtha Chokler e Agnès Szanto.
-
Indicadores da inter-subjetividade (de 0 a 12 meses) no processo de subjetivação do bebê
-
Victor Guerra.
-
Sensorialidade e movimento na criação do sentimento de continuidade de existir
-
Alberto Konicheckis. PUC - Rio de Janeiro 2015.
Bases fisiológicas e exercícios na gravidez e respostas fetais ao exercício materno: Valéria Santos de Almeida (Método Gerar) - CELAFISCS - São Caetano 2015
Exercícios no pós-parto e na gestação de risco: Valéria Santos de Almeida (Método Gerar) - CELAFISCS - São Caetano 2015
Movendo-se junto com o bebê (Body Mind Movement): Mark Taylor (EUA) - Espaço Bebê da Hebraica - São Paulo - 2015.
Liberdade para os Bebês - Abordagem Pikler-Lóczy: Patrícia Gimmael - São Paulo - 2014
O Poder do Discurso Materno: Laura Gutman -São Paulo - 2012 e 2014.
Parto Ativo - Despertando o Parir Instintivo: Janet Balaskas. Parto Ativo Brasil/Active Birth Centre/ Rampa - Rio de Janeiro - 2012
Parto: Como se Livrar das Armadilhas: Dr Michel Odent. Casa Jaya/ Primal Health Research - São Paulo -2011
Concretizando o Parto Ativo: Janet Balaskas. Colégio Global/Aoba/ Active Birth Centre - São Paulo - 2011
A Coordenação Motora do Bebê: André Trindade. Núcleo do Movimento – 2009
Os Quatro Elementos da Experiência do Parto: Ritmo, Criatividade, Intuição e Amor. Hope Medford. Grupo de Apoio à Maternidade Ativa - GAMA - 2009
Shantala: Cristina Balzano. Grupo de Apoio à Maternidade Ativa - GAMA - 2008
Cuidados com o Bebê: Mayana Rappaport. Grupo de Apoio à Maternidade Ativa - GAMA - 2008
Preparação para o Parto: Ana Cristina Duarte. Grupo de Apoio à Maternidade Ativa - GAMA – 2007
Amamentando Gil, seu segundo filho.
Cursos de Formação, Aprimoramento e Atualização em Dança, Abordagens Corporais e Arte-educação
Contato e Improvisação: Encontro Internacional de Contato Improvisação na Ilhabela - Jam Sessions e Workshops com Deva Sodolski (EUA) e Ariel Prem (Uruguai/Argentina)- 2015. Tica Lemos, Espaço: 2009. Cristiano Karnas. Estúdio Nova Dança- 2001. Lívia Seixas, Estúdio Nova Dança -2000.
Do-Ho: Toshi Tanaka, Galeria Olido – 2009
Reeducação do Movimento – módulo 1: Ivaldo Bertazzo, Escola do Movimento -2007.
Movimento Somático: Rose Akras, SESC Carmo - 2005
Dança Espontânea: Otília Françoso, Espaço Rasa -2005.
Grupos de Estudo sobre os métodos GDS: da Coordenação Motora e Corpo Intenção - Denise de Castro e Katia Sakai, Espaço Corpo Intenção. 2002 - 2005 - Espaço Corpo Intenção -2002/ 2003.
A Arte do Brincante para Educadores: Formação em Arte Educação, com aulas de música da infância, danças populares, educação e sensibilidade e outras. Ministrado por vários mestres/ educadores, abrangendo teoria e prática. Teatro Escola Brincante - 2002.
Pilates: Silvia Bittencourt. Estúdio de Dança Sílvia Bittencourt, 2004 - 2005.
Danças Senegalesas: Bay Fall. Associação Cultural Cachuêra - 2004. Regina Santos. SESC Pinheiros 2010.
Danças Brasileiras: Silvia Bittencourt, Estúdio de Dança Sílvia Bittencourt - de 1999 a 2005; Maurici Brasil e Leandro Medina, Galpão da Cia. Cênica Nau de Ícaros. 1997-1998.; Letícia Doretto, Galpão da Cia. Cênica Nau de Ícaros. 1999-2000.
Dança Afro-Contemporânea e Dança dos Orixás: Fábio do Maracatu Nação Porto Rico. Centro Cultural Famudu Konate- 2004; Enoque Santos. Estúdio de Dança Silvia Bittencourt - 2000 e Escola de Arte Dramática - USP – 2004; Koffi Kôkô, SESC Vila Mariana – 2003; Maurici Brasil. Parque da Água Branca - 1997-2003; Grupo Aluvaiê. Núcleo de Consciência Negra - USP – 2003; Carlinhos Batá. Casa de Arte e Cultura Ginga Original - 1994.
A Arte da Presença Cênica: Sônia Mota, SESC Pinheiros - 2003.
Samba-Dança: João Carlos Ramos, Espaço de Dança Andrei Udiloff - 2003 e 2004.
Dança Contemporânea e Exploração do Movimento: Lu Favoretto, Estúdio Nova Dança -2003.
Reestruturação Corporal Aplicada ao Clássico: Maristela Estrela, Estúdio Nova Dança - 2003.
Dança Guineana: Fanta Konate, Teatro Escola Brincante - 2003.
Caboclinho: Paulinho Sete Flechas, Teatro Escola Brincante - 2001, 2002, 2003.
Coco de Alagoas: Mestre Verdilhinho e família, Teatro Escola Brincante - 2003.Telma César, Teatro Escola Brincante - 1999. SESC Pompéia – 2006.
Cacuriá (Dança e Percussão): D. Teté dos Santos e Rosa Reis, Espaço Cachuêra - 2002.
Nova Dança: Thiago Granato, Estúdio Nova Dança - 2000.
Capoeira: Mestre Brasília, Associação de Capoeira São Bento Grande - 1993-1998.
Maracatu de Baque Virado: Éder “o” Rocha (percussão) e Maurício Alves (dança), Galpão da Cia. Cênica Nau de Ícaros - 1999-2000. Fábio do Maracatu Nação Porto Rico. Centro Cultural do Jabaquara - 2004. Maurício do Maracatu Nação Estrela Brilhante. Espaço Cachuêra - 2002.
Técnica Klaus Viana: Jussara Miller, SESC Pinheiros - 2002.
Percussão Corporal: Fernando Barba, Galpão da Cia. Cênica Nau de Ícaros - 1999.
Atuação como Professora e Educadora em Dança e Movimento
Professora da Dança Materna para Gestantes, Mães, Pais e Bebês:
-
Nos espaços Rasa, Nascente, Grupo de Apoio à Maternidade Ativa, Casa do Brincar e Casa Moara e Espaço Bebê da Hebraica, desde 2008 - São Paulo.
-
Vivência para Mães e Bebês, em homenagem às doadoras de leite humano, em evento no IFF a convite da Fiocruz - Rio de Janeiro - 2015.
-
Circulação pelo Circuito SP de Cultura, por diversos CEUs - 2015
-
Workshop na Viradinha Cultural 2015
-
Workshops nos SESCs Vila Mariana, Pinheiros, Santos, Bom Retiro, Osasco, São Caetano, Santo Amaro, Belenzinho, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Santana e outros, desde 2012.
-
Workshop Dança Materna e Eutonia para Gestantes, em parceria com Gabriela Bal, no Simpósio Internacional de Atividades Físicas Adaptadas, no SESC São Carlos em 2014 e no Evento "Quando nasce um bebê, nasce uma mãe"- no mesmo local em 2014 e 2015.
-
Workshop e participação na Mesa “O Bebê e a Cidade - Iniciativas Culturais para Pais com Bebês” na Mostra Conversas Poéticas entre Arte e Bebês no Centro Cultural São Paulo (2011).
Formação no Método Dança Materna para profissionais:
-
Espaço Hanami (Florianópolis)- 2014
-
Casa Sou.l (Rio de Janeiro) - 2014
-
Malubambu (Salvador) - 2015
-
Casa do Brincar (São Paulo)- 2014/2015/2016
-
Colo, Chão, Amor e Movimento: Professora convidada, do Instituto Singularidades na Pós Graduação Criança de Zero a Três - propostas para as Infâncias do Brasil - 2015
Artista Orientadora do Projeto Dança Vocacional da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo. CEU Pêra Marmelo. 2009.
Danças Brasileiras e Ação Corporal Consciente
-
Projeto Casulo. Faixa-etária: 12 a 24 anos. 2005- 2008.
-
Escola Recreio. Faixa-etária: 04 a 06 anos. 2004 – 2005.
-
Colégio Ítaca. Faixa-etária: 15 a 17 anos. 2003.
-
Espaço Rasa - Curso regular e workshops para crianças e adultos. 2002- 2007.
-
Unidades dos SESCs Vila Mariana, Paulista, Santana, Belenzinho, São Caetano, Santo Amaro, Bauru, São José dos Campos, Araraquara, Santana, Taubaté e outros. Oficinas em para crianças, adultos e terceira idade. Desde 2000.
Dança Contemporânea e Ação Corporal Consciente: CEU Pera-Marmelo - junho e julho de 2005. Unidades dos SESCs Santana, Taubaté e Consolação. Oficinas para adultos e terceira idade. Desde 2003.
Criação Compartilhada: Projeto Casulo -2008, SESC Araraquara-2009
Dança Brasileira e Contemporânea para Crianças ONG Ação Comunitária. Faixa-etária: 2 a 6 anos – 2009 e Projeto Vizinho Legal (Roche). Faixa- etária: 05 a 10 anos. – 2007.
Histórias e Jogos Corporais: Projeto Estimulação - Associação Morungaba. Faixa- etária: 07 a 14 anos- 2006.
Alfabetização Corporal: Núcleo sócio-educativo São José Operário. Projeto social realizado pelo Instituto Pão de Açúcar de Desenvolvimento Humano sob coordenação e supervisão da fisioterapeuta Denise de Castro. Faixa- etária: 06 a 14 anos. 2002 – 2005. Espaço Corpo Intenção. Faixa- etária: 06 a 14 anos. 2004-2005.
Técnica de Dança: Monitora do curso ministrado pela Professora Mestra Sílvia Bittencourt. Escola de Arte - Dramática da Universidade de São Paulo - 2004.
Coordenadora da equipe de arte-educadores do Projeto Mamuleque: Artes Integradas (Dança, Música e Teatro de Mamulengo), destinado ao público infantil e a educadores, realizado nas unidades Araraquara e Taubaté do SESC em julho de 2003 e janeiro de 2005.
Em 2013, após ter seu 2o filho, Gil, criou o Bloco Bebê - grupo profissional de música e dança para famílias com bebês. Após ter Manu em 2016 está gestando um novo projeto que será anunciado em breve!
Atuação como Bailarina e Performer
Bloco Bebê - Grupo profissional de música e dança onde parte dos artistas realiza sua performance carregando seus bebês em slings e no qual busca-se uma sonoridade especial para os bebês. Desde 2013.
Dançar é Brincadeira - Jam Session de Dança Contemporânea para Crianças. Desde 2010.
PARTO – Solo de Dança com direção de Patrícia Werneck. 2010.
Auto-Mútuo-Conhecimento - Duo com a violoncelista Tânia Mello Neiva – Virada Cultural, Espaço Rasa e Projeto Casulo - 2007-2009.
Cia Trans – Grupo voltado para o estudo teórico e a performance sob a ótica da Transdisciplinaridade. Direção: Alexandre Bacci – 2004 a 2006.
Madeira de Lei - Shows de lançamento do CD Madeira de Lei - Galpão Raso da Catarina, Teatro Escola Brincante e Centro de Cultura Judaica e Parque Villa Lobos (PAC) - 2005.
O Muro - (espetáculo desenvolvido a partir da pesquisa de ressonâncias das Danças Brasileiras na Dança Contemporânea) - Cia de Artes do Baque Bolado. Direção - Isadora Dias - 2004.
Cores, Tambores e Crenças - Cia de Artes do Baque Bolado. Direção:Maurici Brasil. Coreografia: Maurici Brasil, Tatiana Tardioli, Paulo Pereira, Juliana Klein e Débora Silva - 2004.
O mundo é meu quintal - Cia RODAGIRA - 2004. Direção: Juliana Bazanelli.
Gingado - Festival Printemps des Comédiens. Montpellier, França - junho de 2003. Direção Geral: Daniel Bedós.
Baquenautas - de Bonde pelo Brasil” - Cia de Artes do Baque Bolado. Direção: Leandro Medina - 2002/ 2003.
Roda Mundo Saia Gira - Cia. RODAGIRA - 2001/ 2002. Direção Tatiana Tardioli e Luana Araújo.
Quase Uma - Cia. de Artes do Baque Bolado e Cia Cênica Nau de Ícaros. Direção: Marco Vetore - 1998/ 1999.
Shows com repertórios variados - Cia de Artes do Baque Bolado. Direção: Leandro Medina/ Maurici Brasil - desde 1998.
Canibaques e Pernautas - Cia. de Artes do Baque Bolado e Cia. Cênica Nau de Ícaros. Direção: Leandro Medina – 1999.
Atuação como Coordenadora, Diretora e Preparadora Corporal de Grupos Artísticos
Diretora Geral e Cênica do Bloco Bebê- Desde 2013
Preparadora Corporal e Coreógrafa convidada do Espetáculo contemplado pelo PAC “A Menina, O Príncipe e a Noite”, da Cia Caixa de Fuxico - 2007.
Coordenadora, diretora artística e intérprete da Cia Rodagira, entre 2001 e 2004 e em turnê na França, no Festival Printemps des Commédiens em Montpelier, no ano de 2003.
Coordenadora da área de Dança, intérprete e preparadora corporal da Cia de Artes do Baque Bolado, entre 1998 e 2005.
Diretora cênica do grupo Madeira de Lei (atual grupo Camiranga) - 2004- 2006.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL E CARREIRA
bottom of page