I Encontro de Professoras da Dança Materna - Ilhabela/ SP, outubro de 2016
top of page

I Encontro de Professoras da Dança Materna - Ilhabela/ SP, outubro de 2016

Vivemos como um sonho de verdade a realização deste encontro, tão esperado.

Um tempo de estar entre mulheres que trabalham juntas virtualmente para oferecer em cada uma de suas cidades a Dança Materna em toda sua excelência. Nos encontramos pra falar de trabalho, estudar juntas e nos fortalecer em nossos vínculos e propósitos.


Unidas, nutrimos nossa criatividade e nos divertimos, com as oficinas de Criação Compartilhada, propostas pela Tatiana Tardioli, criadora da Dança Materna.


Todas as professoras presentes puderam conhecer melhor as mentoras do projeto, que trouxeram alguns conhecimentos específicos de suas outras áreas de formação e atuação profissional, para nosso desenvolvimento pessoal, ampliação de repertório, para as aulas e para a vida. Farid Rocha, de Macaé/RJ nos mostrou os desdobramentos da Dança Materna em sua cidade, que incluem o envolvimento do trabalho das alunas/ mães empreendedoras nos eventos dos quais participamos, como por exemplo a linda rede envolvendo produção e compra de alimentos orgânicos pelas Mães Orgânicas; idealizada por uma de suas alunas e abraçada pelas Materneiras (nossas alunas), que fomentam assim a agricultura familiar local. Um dos nossos exemplos de empreendedorismo dentre as professoras, Farid contou sobre como trabalha redes em prol do desenvolvimento do nosso trabalho na sua cidade, inspirando a todas.


Ingrid Sierra, de Santo André/SP nos proporcionou duas vivências de Sling Neles, uma oficina prática sobre amarrações e modelos de carregadores, a partir da abordagem utilizada na Dança Materna e no grupo Colo com Amor, que privilegia um olhar para as necessidades do bebê em cada fase de seu desenvolvimento como o determinante para o modo como será carregado nos diversos tipos de sling.



Tatiane Trovatti, de Mendoza/ARG, nos trouxe uma linda vivência de Canto Pré-Natal e Pós-Parto, a partir de sua prática e de sua formação em Madrid, nesta área. Foi tudo delicioso: cantamos juntas e aprendemos mais sobre os cuidados com nossas vozes e desenvolvemos melhor nossa técnica, para cantorias alegres e seguras. Nos inteiramos ainda mais sobre a importância de cantar para o bebê desde o ventre e como isso pode ser benéfico durante a gravidez, o parto e o pós-parto.


Sofia Menz de Resende/RJ, nos trouxe a arte e a técnica da pintura na barriga, que tem encantado as gestantes de sua cidade e sido parte da vida das mulheres a quem ela doula tão amorosamente e que participam das nossas aulas. Ela nos proporcionou também a oficina sobre Chá de Bençãos que supostamente seria expositiva e tornou-se uma vivência real e ao vivo, com todas as professoras presentes, enviando vibrações de proteção e luz para o bebê da Tati Tardioli e sua família, que ganhará mais um membro antes do fim do ano. Foi um momento lindo e emocionante para todas nós, especialmente para a Tati.


Ludmila Yarasu-Kai nos trouxe uma experiência com técnicas ancestrais para o autoconhecimento e mediação de conflitos, envolvendo seus conhecimentos sobre Constelações Familiares e Coaching. Foi uma vivência profunda e transformadora, que tocou especialmente a todas as professoras presentes e segue reverberando em cada uma.



Thati Gobeth, que é a mais nova mentora, participou da coordenação da Rodada de Mentoria, atividade em grupo onde levantamos desafios e questões que serão trabalhados ao longo dos próximos meses com toda nossa rede de professoras.



Uma novidade para as mães e bebês das cidades das professoras que estiveram no Encontro é que a Dança Materna chega agora às piscinas, contemplando bebês de até 2 anos e meio!!! Em breve contaremos em quais cidades lançaremos essa maravilha ainda esse ano <3!



Além de tudo isso, muitas professoras vieram acompanhadas por suas famílias, passeamos e celebramos juntos a beleza de estarmos todos reunidos nesse lugar lindo que é a Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo. Dançamos muito na praia, rimos e nos emocionamos juntas, nos fortalecemos e nos alimentamos de amor e novidades para levar o melhor de nós para vocês, grávidas, mães e bebês que tanto nos inspiram, sempre!



Tomara que tenham gostado de saber um pouquinho do que fizemos por aqui! Agradecemos muto carinhosamente a todas as professoras que participaram do encontro: Fabiana Kazprczak/ Rio de Janeiro- RJ Sofia Menz/ Resende-RJ Juliana Oliveira/ Salvador - BA

Tânia Silva/ São Paulo- SP Farid Rocha/ Macaé- RJ Veridiana Lima/ Florianópolis e São José- SC Tatiana Tardioli - São Paulo e Ilhabela- SP

E sentimos a falta das que não puderam estar conosco, mas que estiveram em nossos pensamentos o tempo todo e certamente estarão nos próximos!

"Ter clareza a respeito do próprio desejo, confiar na intuição e impulsionar o vôo em direção ao interior da alma feminina são atitudes que facilitam a travessia" - Laura Gutman. Que venham muitos encontros tão especiais e maravilhosos quanto este <3!

bottom of page